A importância dos Relatórios Contábeis

Data | 17/10/2022

Quer entender exatamente por que os Relatórios Contábeis são importantes para qualquer empresa? Atualmente, os registros são indispensáveis para as diferentes organizações, entretanto, o gerenciamento de empreendimento ainda negligencia a elaboração desses documentos.

Acompanhe com atenção essa postagem e entenda porque há importância nesses relatórios.

Boa leitura!

O que são Relatórios Contábeis? Entenda

De modo geral, são documentos com detalhes e resumos das informações agrupadas pelo setor de contabilidade. O propósito é descrever os pontos significativos das finanças ao decorrer de determinado período.

Assim sendo, os registros vão incluir o valor total de despesa, custos e, até mesmo, os impostos que precisam ser pagos, bem como aqueles que já foram quitados.

Comumente, o relatório é elaborado todo mês, entretanto, pode ser feito bimestralmente ou anualmente, uma vez que a regularidade varia conforme as regras definidas por cada empresa.

Confira tambémBalanço Patrimonial – o que é, para que serve e como analisar.

Afinal, por que os Relatórios Contábeis são importantes?

Há importância nos Relatórios Contábeis, dado que os documentos são responsáveis por analisar a saúde financeira de uma organização. Afinal, os registros vão resumir todos os dados da empresa de uma maneira responsável e que dá para confiar.

Desse modo, a falta do controle coloca o gerenciamento em uma péssima posição, já que não dá para obter sucesso na gestão sem esses documentos. Logo, a elaboração dos Relatórios Contábeis é indispensável para a empresa.

O registro é importantíssimo para tomar decisões

Além disso, os Relatórios Contábeis são imprescindíveis, já que podem ser usados como instrumentos de análise para tomar decisões importantes dentro de um empreendimento.

Ao ter esse registro em mãos, o gestor é capaz de ver com transparência e certeza o estado atual da empresa.

Então, dá para monitorar o desenvolvimento do negócio e procurar por possibilidades de crescimento para a organização, visto que as decisões serão baseadas em dados verdadeiros e transparentes.

 

Os tipos de Relatórios Contábeis: todos são importantes?

É necessário compreender que há dois tipos de Relatórios Contábeis e alguns são obrigatórios, enquanto isso, há outros que não há tal obrigatoriedade. Por outro lado, independentemente da natureza dos registros, todos são primordiais.

Assim sendo, os relatórios obrigatórios são os documentos que a lei exige e também chamado de demonstrações financeiras.

Entre esses Relatórios Contábeis dá para evidenciar:

? Balanço Patrimonial;

? Demonstração das Origens e Aplicações de Recurso (DOAR).

Contudo, há diversos outros que também poderiam ser citados. Em alguns casos, realizar a publicação desses registros através de documentos redigidos e impressos é necessário.

Enquanto isso, há os Relatórios Contábeis que não são obrigatórios, ou seja, documentos que a legislação não exige.

Embora sejam documentos livres de obrigações, o gerenciamento de uma empresa precisa compreender que são importantes, uma vez que ajudam a realizar escolhas, especialmente para gestores e diretores da organização.

Sobretudo, os dados descritos nestes registros influenciam significativamente em investimentos, questões tributárias, diminuição de gastos e em diversos aspectos financeiros de uma empresa.

O Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC) e o Demonstrativo do Valor Adicionados são alguns Relatórios Contábeis que a lei não exige e podem ser usados por qualquer gerente de empresa.

 

Esse conteúdo foi elaborado pela empresa Capital Social Contabilidade, acesse o site e confira mais dos serviços que eles oferecem: www.capitalsocial.cnt.br