CONISUD realiza reunião com o GT de Turismo sobre as rotas ciclísticas da região

Data | 5/11/2021

Nesta sexta-feira, dia 05, o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo – CONISUD, se reuniu com os representantes das 8 cidades que compõe a região, no auditório da ACISE. O grupo técnico do Turismo está trabalhando há alguns meses nas rotas ciclísticas que conectam os municípios e traçando estratégias para divulgar esse roteiro turístico tão relevante para as cidades.

Foi apresentado pelo município de Embu das Artes a “Rota das Artes”, com 67 quilômetros de extensão que abrange não só Embu das Artes, mas também Itapecerica da Serra e Cotia. O município de Embu Guaçu demonstrou seu engajamento na criação da rota ciclística da cidade e apresentou o planejamento para os próximos passos do projeto.

Na mesma oportunidade, foi realizada uma reunião online com o casal Eliane e Rodrigo Telles que desde 1988 são praticantes de cicloturismo, criadores da ONG Clube de Cicloturismo e já traçaram diversas rotas ciclísticas pelo Brasil, como o Circuito Vale Europeu, Circuito Costa, Verde e Mar e o Circuito das Araucárias. Eles explanaram sobre os benefícios no traçado da rota turística da região, como gerar unidade entre os municípios, a possibilidade de abrir novos roteiros (gastronômicos, caminhada), o aumento dos pequenos negócios dentro das rotas, a geração de mídia espontânea sobre o local e a importância de deixar de ser um destino local para ser um destino nacional.

O casal enfatizou também a importância de focar no cicloturista e juntar diversos fatores pensando na sua usabilidade: sinalização, circuito impresso, guia, o receptivo como acolhimento aos ciclistas, classificação de dificuldades do circuito, instalação das sinalizações, atrativos etc.

Pós reunião, os municípios trocaram ideias, planejamentos, projetos para avançarem com a rota ciclística da Sub-Região Sudoeste da RMSP.