Dia dos Namorados: 45,2% dos clientes devem gastar mais que em 2023
Data | 11/06/2024
A maioria planeja gastar entre R$ 50 e R$ 300 em presentes, comprando itens em pequenos estabelecimentos, segundo pesquisa ACSP/PiniOn. No interior, associações comerciais apostam em promoções e ações para ajudar lojistas
Neste Dia dos Namorados, que será comemorado na próxima quarta-feira (12/06), 33,6% dos consumidores pretendem comprar presentes para a data, e 45,2% planejam gastar mais do que em 2023. Os dados são da pesquisa de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada pela PiniOn com 1.716 consumidores de todo o Brasil.
Por outro lado, 44,5% responderam que não têm intenção de fazê-lo, enquanto 28,6% pretendem gastar menos. Outros 21,9% não sabem. Em relação ao ano passado, diminuiu levemente a proporção dos que manifestaram intenção de compra, e aumentou dos que não pretendem adquirir presentes.
No que diz respeito ao nível de gasto, a grande maioria continua planejando gastar entre R$ 50 e R$ 300, embora essa porcentagem tenha subido em relação à pesquisa do ano passado, atingindo 81,6%.
Assim como em 2023, a pesquisa revelou que a maioria das compras será realizada em pequenos estabelecimentos (45,2%) e em lojas físicas (60,7%).
Na tabela a seguir, confira as categorias de bens e serviços incluídos nas intenções de compra dos entrevistados, além da forma de pagamento preferida, seja à vista (dinheiro, cartão ou PIX) ou parcelado. Vale destacar que cada entrevistado pôde escolher mais de uma opção de presente.
ITENS MAIS PROCURADOS
Assim como em 2023, nas intenções de compra prevalecem artigos de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista - o que é normal para a data. Ao contrário do Dia das Mães, onde além desses presentes, se somam móveis ou eletrodomésticos.
A intenção de compra de roupas e calçados diminuiu (31,2%), ficando ainda mais abaixo do registrado no período pré-pandemia (60%/70%).
Presentes de uso pessoal, como itens de beleza, joias e bijuterias, são sempre populares para o Dia dos Namorados, representando cerca de 50,3% das preferências. Chocolates e bombons, que somam 21,6%, continuam na lista de presentes, mesmo após a Páscoa. Agora aparecem itens que não apareciam antes da pandemia, como cestas de café da manhã e delivery de refeições.
Segundo o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, as intenções de compra para o Dia dos Namorados não apresentaram diferenças significativas em relação ao ano passado, embora ainda reflitam algumas mudanças nos hábitos de consumo ocorridas durante a pandemia.
“De qualquer forma, a maioria dos entrevistados que manifestaram intenção de comprar presentes para a data estão dispostos a gastar mais e preferem realizar suas compras em pequenos estabelecimentos e de forma presencial. Isso seria muito positivo para o varejo tradicional”, afirma.