Com foco na retomada econômica, vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli, é eleito coordenador da Frente Parlamentar do Empreendedorismo

Data | 30/08/2021

O vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e deputado federal, Marco Bertaiolli, foi eleito coordenador da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. 

O grupo de trabalho foi lançado na noite desta quarta-feira (25/08), na Câmara Federal. O evento contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da Câmara, Arthur Lira. 

Bertaiolli destacou que a principal meta da Frente é assegurar aos empreendedores uma retomada econômica que valorize as micro e pequenas empresas (MPEs), e possibilite a recuperação dos empregos, principalmente aqueles perdidos durante a pandemia. 

 “Nós teremos várias frentes de trabalho, mas todas voltadas para o fortalecimento do segmento econômico. Hoje, o Brasil possui mais de 15 milhões de desempregados e é preciso reverter este quadro”, ressaltou o vice-presidente da Facesp. 

“Com a vacinação em massa, estamos começando a sair desta pandemia, portanto, este é o momento ideal para ganharmos o fôlego necessário para retomar o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, avaliou Bertaiolli. 

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo, ainda de acordo com deputado, vai promover ações para geração de emprego por meio da discussão, do acompanhamento e da apresentação de propostas que aprimorem a legislação federal e, assim, possa oferecer oportunidades de fomento e de fortalecimento do ambiente de negócios. 

“O primeiro passo para esta desburocratização do Ambiente de Negócios nós já demos quando fizemos o relatório da MP 1040, encaminhada pelo Ministério da Economia ao Congresso Nacional. Apontamos diversas mudanças e desburocratizamos as regras para que o Brasil melhore sua posição no ranking mundial de negócios e volte a ter a confiabilidade dos investidores”, ponderou. 

Bertaiolli lembrou que já está em discussão a proposta para a redução de impostos para MPEs, tanto aquelas que trabalham sob o regime do Simples Nacional, como as do Lucro Presumido. 

“Menos impostos significa menos custo financeiro para as MPES e, portanto, mais emprego”, afirma o parlamentar. 

APOIO

Com o apoio de quase 200 parlamentares, entre deputados e senadores, o lançamento da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo, na Câmara Federal, contou com transmissão da TV Câmara. A mesa de apresentação foi presidida pelo deputado Bertaiolli e contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente da Câmara, Arthur Lira, o deputado Joaquim Passarinho (PSD/PA) e o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick. 

Durante o discurso, Bertaiolli destacou a importância de a Frente ter uma característica suprapartidária. “Vamos debater com toda a sociedade civil, parlamentares, empresários e pequenos empreendedores temas que façam o país voltar a gerar emprego”, finalizou. 

VEJA OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA FRENTE 

a. Promover ações para geração de emprego por meio da discussão, acompanhamento e apresentação de propostas para aprimorar a legislação federal no fomento e fortalecimento do ambiente de negócios;

b. Apoiar a simplificação da carga tributária, a desburocratização do Estado, as desestatizações e reformas estruturantes em prol do desenvolvimento econômico do país; 

c. Realizar ou apoiar seminários, debates e outros eventos que tratem de temas importantes para a Frente Parlamentar; 

d. Acompanhar e incentivar as atividades das associações comerciais brasileiras em defesa do empreendedorismo;

 

Fonte: https://www.facesp.com.br/noticia/bertaiolli-e-eleito-coordenador-da-frente-parlamentar-do-empreendedorismo