ACISE recebe visita dos dirigentes japoneses da Associação Embu-Hino

Data | 14/07/2021

Nesta segunda-feira (12),  a ACISE – Associação Comercial Industrial e Serviços de Embu das Artes recebeu a visita cortesia dos dirigentes da colônia japonesa que representam a Associação Embu-Hino.

O Presidente da ACISE Ivo Farias, juntamente com o diretor executivo Hillmann Albrecht, receberam: José Paulino da Rocha Ribeiro, da Sansuy; Sadao Nagata; Marina Hiroko Hasegawa e Paulo Nobuo Sugawara, presidente da Associação Embu-Hino.

 

HINO – CIDADE-IRMÃ DE EMBU DAS ARTES

Hino é uma das 26 cidades de Tóquio, que é uma das 47 províncias e capital do Japão. A região metropolitana de Tóquio, de 37 milhões de habitantes, é o aglomerado urbano mais populoso do mundo. Situada nessa região, a cidade de Hino, com cerca de 170 mil habitantes, era um aglomerado de distritos há 60 anos, quando foi emancipada, e há 30, completados no dia 2 de maio, é a cidade-irmã de Embu das Artes.

Em Embu das Artes, Sadao Nagata, integrante da Associação Embu-Hino, presidida por Paulo Nobuo Sugawara, conta que as cidades se tornaram irmãs antes mesmo da data oficial de aprovação do projeto na Câmara Municipal em 1984, da qual era presidente. O Campeonato Brasileiro de Sumô, conduzido pela Federação Paulista da modalidade, foi realizado na cidade e em seguida a Federação Paulista de Sumô enviou atletas para o Campeonato Nacional do Japão.

Os torneios continuam sendo realizados em cidades do País, mas o brasileiro precisa ainda conhecer mais a luta, entender que os lutadores não são necessariamente obesos. Recentemente, Roy Nelson treinou com equipe de sumô, preparando-se para enfrentar Mark Hunt no UFC Japão 2014, em setembro. Sumô é arte marcial de extrema dedicação, competitividade, força e respeito pelo adversário. Uma das regras básicas: o vencedor não deve exceder ao comemorar a sua vitória para não humilhar o adversário.

Geminação de cidades

Cidades-irmãs no Brasil, gêmeas ou geminadas na Europa, têm laços de cooperação e são reconhecidas por características semelhantes (geográfica, política, econômica, cultural, referências históricas comuns). A geminação é um conceito com a finalidade de criar relações principalmente nos níveis econômico e cultural. Isso leva ao intercâmbio cultural, ao compartilhamento do conhecimento, ao ensino para estudantes e a políticas empresariais. No caso de Embu das Artes, a colônia japonesa local, interferindo na agricultura, na indústria, nas artes e em tantos outros setores são a base dessa irmandade com Hino.

Fonte: http://cidadeembudasartes.sp.gov.br/embu/portal/pagina/ver/2459